Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Som dos Sentidos ♥

Tudo e mais alguma coisa. E gatos. E revolta.


15
Set17

Um olhar chateado acerca da greve dos enfermeiros

Marie C.

O que sei eu de enfermeiros? Não sei grande coisa, vou confessar, mas sei o necessário para escrever isto que se segue.

Há anos que sofro daquilo que muitos portugueses também sofrem : a falta de assistência pelo médico de família. Tive 4 anos sem médica. Neste momento tenho uma médica, mas marcar consulta com ela é um martírio porque para além de mim ela tem mais famílias para atender do que era suposto. Mas porque é que estou a falar de médicos de família se a greve é dos enfermeiros? Bem, depois de quase 2 anos a tentar marcar consulta com a médica, sem sucesso, consegui arranjar uma consulta de enfermagem para conseguir desenrascar alguns serviços médicos que necessito. Demorei 3 meses mas consegui uma vaga. Desloquei-me 300 km para ter a consulta, pois estudo noutra zona do país, e quando chego dizem-me " desculpe, a enfermeira está em greve".

COMO ASSIM EM GREVE?  Raios saíram dos meus olhos e uns fuminhos das orelhas. Fui para casa a remoer no assunto e fui pesquisar sobre o assunto, afinal poderia haver uma razão realmente forte e justa para este acontecimento. Para quem está fora do assunto, os enfermeiros fizeram greve de 5 dias. CINCO DIAS. Não é um ou dois, foram 5 dias em que supostamente a greve teve aderência de cerca de 90 % e 6 mil cirurgias foram adiadas.

 

Queridos enfermeiros, peço. Se algum de vocês estiver a ler isto peço que pensem com carinho no que vou dizer. Sim, sem vocês o sistema de saúde quase pára e entra tudo em pânico. Percebo que as vossas condições não sejam as melhores mas vocês são mais do que as outras pessoas? A razão da vossa greve é simplesmente luxo. Vocês querem direitos que outros profissionais em Portugal têm e para atingirem esses direitos vocês deixam milhares de utentes sem serviço de saúde, sem consultas, sem tratamento. Não há outra maneira? Eu simplesmente ia a uma consulta de planeamento familiar mas e os pais que faltaram ao trabalho para levar as crianças ás vacinas? E os utentes idosos que precisam dos vossos tratamentos diários? E as pessoas que esperam anos por uma cirurgia e hoje não a tiveram porque vocês querem ganhar tanto como um médico?

"Mas então e os médicos? São mais que nós? Porque é que eles ganham mais para estarem sentados o dia todo a passar receitas?" Porque eles estiveram anos a fio a queimar neurónios para ter média para entrar no curso enquanto vocês entraram numa escolinha privada com a disciplina de Português. Porque eles têm que provar o que valem para irem para a especialidade onde estão.Estas e outras razões.

"Não achas que estás a ser injusta e estúpida?" Não, sou utente e infelizmente vitima das falhas do sistema de saúde em Portugal ( das poucas, se considerarmos outros países) e há anos que oiço zum-zuns das pessoas acerca dos enfermeiros em Portugal.

 

Ah, e não digam " Emigrei porque não há trabalho para os enfermeiros em Portugal" porque trabalho há muito, vocês querem é ganhar o suficiente para compensar o que os vossos papás pagaram nas escolinhas privadas onde andaram a tirar o curso.

 

 

 

Sobre mim:

bl photo Sem Ttulo_zps5faztibk.png

▻Nortenha
▻24 anos
▻Mundo da Lua
▻Confusa q.b.

Este blog pode conter vestigios de gatinhos, flores, ciência e ironia.

Um blog que fala de tudo,mas no fim não diz nada.

Deixa-me uma mensagem: